terça-feira, 2 de novembro de 2010

FOTOS DO LIXO URBANO - Por Luiz Henrique



A quantidade de lixo que é jogada em ruas, lagos, rios é muito grande e faz muito mal ao meio ambiente. As pessoas jogam lixo em qualquer lugar sem se preocupar com as consequências e assim deixam o meio ambiente com lixo por muito tempo, pois demora muito para que alguns materiais sumam da natureza. Os depósitos de lixo são um verdadeiro veneno para o solo, para o ar e para as pessoas que precisam trabalhar nele. Com esse lixo misturado com produtos tóxicos o solo fica muito contaminado e isso pode afetar os alimentos.

Como a foto mostra lixos, restos de entulho, entre outros, em minha opinião, se está fazendo um projeto para montar um apartamento o fundamental e providenciar (caçambas de lixo), não jogar o lixo na rua, no próprio muro em que esta construindo, está poluindo o ar, o meio ambiente, e as pessoas que estão passando nas ruas cedo para trabalhar vêem a poeira, e tentam evitar passar ao lado.

Se tiver inteligência para montar um apartamento, deveria usá-la também para evitar esse transtorno. Podem refletir como exemplo os "R's":

Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adaptar hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.

Reutilizar: utilizar várias vezes a mesma embalagem, com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar os materiais de escritório.

Reciclar: transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos, é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético.

FOTOS DO LIXO URBANO - Por Gustavo Diniz



Local da foto: Avenida Engenheiro Caetano Álvares.

Diversas pessoas passam por aquele local, comendo apenas um chocolate, ou qualquer outra coisa pequena, e tacam o papel ali mesmo, na calçada. Outras pessoas vão passando vendo que tem lixo e tacando mais coisas em cima.

E quando paramos para ver, confrontamos com uma imagem horrível, que é o lixo todo jogado e espalhado nas ruas e calçadas. Estas pessoas jogam esses lixos nesses lugares, não param pra pensar que isso pode causar poluição na natureza, e acabará fazendo mal para nos mesmos em questão de saúde humana.

Elas não param pra pensar em si mesmas ou no próximo, não sabem o mal que aquilo pode fazer para algumas pessoas.

E isso vai mais longe, pois estas pessoas deixam o lixo lá parado, e ás vezes, por vários dias, os cachorros acabam rasgando e espalhando todo esse lixo, que vai acumulando poluição visual, falta de higiene, local para proliferação de ratos e baratas.

Tudo isto sem contarmos com mais um inconveniente, as chuvas quando vem terminam encontrando os bueiros, que por sua vez ficam entupidos e alagam a cidade.

As pessoas poderiam e deveriam se conscientizar mais, pois, todos nós sabemos o dia e horário em que passa o caminhão da coleta de lixo, assim cada pessoa cuidaria de seu próprio lixo, dispensando-o nos dias pré estabelecidos.

Mesmo que estas pessoas, não queiram separar o lixo seletivamente, (em plásticos, papel, alumínio, entre outros), deveriam pelo menos organizá-lo de forma que não viesse a prejudicar terceiros, nem poluísse ainda mais nossa cidade.

FOTOS DO LIXO URBANO - Por Naíra Barbosa


Mercado EXTRA, na Avenida Engenheiro Caetano Álvares - Mandaqui

Não tem nem o que dizer, esta claro que mesmo com as latas de lixo as pessoas não respeitam e não ajudam a reciclar.

Não adianta nada algumas pessoas estarem dispostas a dar um passo para frente se outas estão sempre andando para trás.

FOTOS DO LIXO URBANO - Por Gustavo Takeshi


Pontos Viciados

Fraldas sujas, embalagens de bolachas, caixas de leite, alimentos orgânicos... Esses sãos alguns dos lixos que são encontrados ao longo do caminho que faço para ir para minha casa, as fotos retratam um pequeno trecho de uma rua tão longa em que na maioria das vezes essa rua toda esta sempre suja. Mas no dia em que tirei a foto, ambos os lugares estavam menos sujos, tem dias em que o cheiro da rua é insuportável ao ponto de termos que mudar de calçada ou andar na rua por não termos espaço pra andar na calçada por conta de tamanho lixo que esta nela. A foto 1 e 2 são de um trecho da Av. Imirim na altura do número 3415 e 3515, onde foi tirada um pequeno trecho, pois nessas alturas da Av. Imirim o cheiro é horrível e o lixo é grande e a foto 3 e 4 são da Rua Eleonora Ragusa, uma rua que é cobertas de buracos e grandes elevações, e nem calçada existe nessa rua e os cantos estão cobertos de lixo, então somos obrigados a andar no meio dessa rua, a foto foi tirada na esquina da rua e que também por coencidência, ela não estava tão suja como nos outros dias que passei por lá. Então, eu sei que uma pessoa não dá para mudar o mundo inteiro, mas se cada um ajudar a pelo menos não jogar lixo no chão, isso já é um começo pra tantas coisas que podemos fazer, basta ter atitude.

FOTOS DO LIXO URBANO - Por Leonardo Nunes



Devemos ser mais organizados em relação ao lixo , pois ele pode ser reciclável. Nos dias de hoje as pessoas não dão muita importância para o lixo,jogam na rua em rios e com isso poluem o nosso meio ambiente.



Com isso sempre seremos prejudicados. Devemos ter a consciência de que se formos cuidadosos e organizados ou seja jogando lixo no lugar certo ou separando ele (plastico, metais, papel) só teremos benefícios. Que tipo de benefícios? viveremos numa cidade limpa e com certeza mais bonita. Lembrando que não adianta a sociedade fazer campanha se você não tomar providencia. Se cada um fizer um pouquinho em breve muita coisa terá melhorado.



Infelizmente, a cidade de SP está se ornando um verdadeiro depósito de lixo. Suas ruas, avenidas, viadutos, que tristeza. Verdadeiros lixões se formando por toda parte. Acho que, além de educação, faltam lixeiras nas calçadas. Nós seres humanos fazemos parte da natureza. O problema do lixo não acaba quando o colocamos para fora de nossa casa. É aí que ele começa.

2010 - ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

DICAS SIMPLES PARA COMEÇAR A MUDAR

- ESCOLHA BEM SUAS FONTES DE INFORMAÇÃO. QUESTIONE, BUSQUE SABER MAIS SOMBRE O TEMA SUSTENTABILIDADE.

- SEPARE SEU LIXO. UM POUCO DE SEU TEMPO QUE FAZ GRANDE DIFERENÇA NO MOMENTO DA COLETA.

-NÃO JOGUE LIXO NA RUA. TRANSMITA ESTE HÁBITO PARA SEUS AMIGOS E FAMILIARES. TÃO POUCO, PARA FAZER MUITA DIFERENÇA.

- PESQUISE COMO E QUANDO FUNCIONA A COLETA SELETIVA EM SEU BAIRRO. CASO NÃO TENHA, BUSQUE OU PROPONHA UMA ALTERNATIVA NA SUA RUA OU CONDOMÍNIO.

- FAÇA O REUSO DA ÁGUA QUE LAVOU ROUPAS PARA LAVAR O QUINTAL E DAR DESCARGA NO VASO SANITÁRIO.

- LIXO ELETRÔNICO TEM JEITO! VISITE:

www.e-lixo.org